No último fim de semana, em Porto Alegre, ocorreu mais uma etapa do Clash of Chefs, competição de culinária que chegou à quinta edição em 2023. A quarta batalha eliminatória dessa temporada foi entre os chefs de cozinha Guilherme Balle e Vadson Schafer. O último se saiu vencedor e enfrentará o chef Lucas Calearo, de Canoas, na semifinal.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Vadson Schaffer nasceu no interior do Paraná, mas logo se mudou para Santa Maria e atua há 22 anos no mercado gastronômico da cidade. Durante participação no programa CDN Entrevista, da Rádio CDN, nesta semana, ele falou sobre a mais nova conquista:
– Estou muito feliz em poder trazer essa vitória para Santa Maria. É uma conquista também para a minha escola de gastronomia. Fomos até lá com uma equipe de alunos aqui da cidade e levamos produtos da nossa região para compor o prato. Felizmente, fomos vencedores. É um momento muito emocionante da minha vida – contou.
A plataforma Clash of Chefs, comandada pelo chef Anderson Caruso, que recentemente foi aceito como membro da FIC (Federazione Italiana Cuochi), está desde 2019 na vanguarda da cena gastronômica, promovendo novos talentos e incentivando cada vez mais cozinheiros a se prepararem para a cozinha. Na nova edição, oito chefs gaúchos participaram do desafio, que contou com oito batalhas. Quatro profissionais formam as semifinais da batalha gastronômica.
Vadson conta que acompanha o trabalho do chef Caruso e da Clash of Chefs desde o início. Para ele, foi uma honra ter sido selecionado para participar da nova edição da competição:
– É uma maneira de nos testarmos também, não é? Testar os nossos conhecimentos, habilidades e nos colocar a prova. O maior motivo foi esse e também ser um exemplo para os meus alunos.
Vadson levou uma equipe só de mulheres para auxiliá-lo na competição:
– Divido esse título com elas também, que foram muito importantes e me deram todo o suporte para atingir os objetivos que o evento propôs na eliminatória.
Vadson Schafer resolveu apresentar, no Clash of Chefs, um prato em que é especialista e que exige muita técnica dentro da gastronomia: o beef wellington. Com transmissão ao vivo, Vadson preparou o clássico e o serviu para 120 pessoas, que também provaram o prato preparado por Guilherme Balle. Depois, votaram no preferido, que foi o do santa-mariense.
O beef wellington preparado por Vadson contou com um purê de alho poró com crispies de bacon e um mulho funghi que já tem bastante história:
– Eu já tive vários bares e restaurantes aqui em Santa Maria onde preparava esse molho, então o levei para o prato, carregado de memórias olfativas e gustativas, e as pessoas acabaram gostando muito.
TOQUE ESPECIAL
Para a próxima fase, Vadson já adianta que vai apostar em um prato que também envolva uma gastronomia clássica, característica de seu trabalho.
– Como eu tenho uma uma marca artesanal de molhos e geleias, a Coyote, é uma tradição que eu finalize os meus pratos com algum tipo de geleia. Não foi diferente. Nessa batalha, eu finalizei o beef wellinton com uma geleia de butiá. E quem traz para mim esse butiás, inclusive, é o artista Gujo Teixeira
Na semifinal, o confronto será com o chefe Lucas Calearo. Único representante do interior do Estado, Vadson conta que os outros três competidores restantes no Clash of Chefs são pessoas cujo trabalho ele conhece, acompanha e admira. Ainda sem data e local, a próxima batalha do Clash of Chefs deve ocorrer entre o fim de setembro e início de outubro.